ESPECIAL: ALLAN KARDEC (1804-1869)

ESPECIAL: ALLAN KARDEC (1804-1869)

Allan Kardec foi um educador, escritor e tradutor francês. Viveu entre os anos de 1804 e 1869, na época de Napoleão Bonaparte. Ele era muito conhecido e respeitado, pois tinha sido aluno e discípulo de Johann Heinrich Pestalozzi, um dos maiores professores da Europa. Em Paris teve contato com diversos médiuns e pesquisou as comunicações com os espíritos. Ele percebeu que existia um mundo espiritual composto por seres inteligentes, invisíveis aos nossos olhos. Esses seres eram os espíritos. Eles falavam que existia vida após a morte, que o importante é fazer o bem, praticar a caridade e que vamos viver muitas vezes até chegar a sermos seres de luz. Allan Kardec reuniu esse conjunto de ideias e as codificou em diversos livros. Ele criou a palavra Espiritismo e por isso ficou conhecido como o ‘codificador do Espiritismo’.

Aos 11 anos, Kardec foi estudar na Suíça, no Instituto de Educação de Yverdum, que era a melhor escola da época. Foi aluno do célebre professor Johann Heinrich Pestalozzi, de quem se tornou discípulo e colaborador.
Pestalozzi ensinava aos seus alunos que o mais importante na escola não era apenas a instrução, mas sim, ter uma educação moral formada por valores espirituais. Isso tornaria os homens seres de bem.

Por volta de 1832, casou-se com a professora Amélie Gabrielle Boudet e fundou com ela, em Paris, um local de ensino semelhante ao de Yverdum.

Qual foi a missão de Allan Kardec?

Criar o Espiritismo, uma doutrina que vem demonstrar que somos seres imortais, e que estamos evoluindo como espíritos há milhares de anos até chegarmos à condição de espíritos puros com o nosso próprio esforço. Com isto o Espiritismo responde as questões básicas da humanidade: Quem somos? De onde viemos? Para onde vamos?

Como surge o nome Allan Kardec?

O professor Hyppolyte Léon Denizard Rivail já era conhecido por publicações sobre aritmética, geometria e traduções. Por sugestão dos espíritos, ele usa o pseudônimo de Allan Kardec para diferenciar a obra espírita dos livros anteriormente publicados.
Allan Kardec é o nome que ele mesmo tivera numa vida passada, na França, quando fora um sacerdote druida. Os druidas eram uma espécie de monges sábios “celtas” que viveram há milhares de anos na Europa.

Qual foi a obra de Allan Kardec?

Allan Kardec escreveu diversos livros. Os cinco principais são: “O Livro dos Espíritos”, obra em que ele faz 1019 perguntas aos Espíritos. Depois escreveria “O Livro dos Médiuns”, “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, “O Céu e o Inferno” e “A Gênese”.

Fonte: HU RIVAS, Luis. Espiritismo Fácil. Catanduva, SP: Boa Nova Editora, 2013. p. 12-13. (com adaptações)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.