Psicografia Setembro 2018

ATUALIDADE: A Nova Geração e a Lei de Evolução

 

A predisposição para o bem e para a espiritualidade caracteriza o espírito reencarnado com a missão de auxiliar o progresso da humanidade.

Chega-nos a notícia, por vários meios de comunicação, que o garoto William Maillis, de 9 anos de idade, prepara-se, nos Estados Unidos, para entrar na faculdade e tornar-se astrofísico, com o intuito declarado de provar que Deus existe, que o universo só pode ter se formado por forças externas. Ele pretende provar isso cientificamente. William já é formado no ensino médio em Penn Towship, na Pensilvânia, e atualmente cursa o ensino superior na Community College of Allegheny County para acostumar-se à vida universitária e pleitear uma vaga em uma instituição maior, como a Carnegie Mellon University.

William Maillis afirma que vai demonstrar através da física e da química que algumas teorias de Albert Einstein e de Stephen Hawking sobre o universo não estão corretas. Segundo seus pais, desde bebê, o desempenho de William já se destacava em comparação às pessoas da mesma idade: aos 2 anos ele fazia contas de multiplicação, lia e escrevia; aos 4 aprendeu grego; aos 5 sabia geometria e aos 7 anos dominava conceitos de trigonometria.

O que nos chama a atenção no fato não é exatamente a precoce inteligência que ele demonstra, mas sua disposição moral de defender a existência de Deus pelos meios científicos, ou seja, utilizando as mesmas ferramentas daqueles que se posicionam como materialistas e ateístas. É uma predisposição para o bem, para a espiritualidade, o que, segundo a Doutrina Espírita, caracteriza o espírito renovado em seus valores e reencarnado com a missão de auxiliar o progresso da humanidade rumo ao mundo de regeneração.

Vejamos o que diz Allan Kardec no livro A Gênese, no capítulo 18, item “A nova geração”: “Devendo fundar a era do progresso moral, a nova geração se distingue por uma inteligência e uma razão, geralmente precoces, aliadas ao sentimento inato do bem e das crenças espiritualistas, o que é sinal indubitável de um certo grau de adiantamento anterior. Ela não será composta exclusivamente por espíritos eminentemente superiores, mas pelos que, já tendo progredido, estão predispostos a assimilar todas as ideias progressistas e aptos a secundar o movimento de regeneração.”

Ensina-nos o Codificador, de acordo com as instruções dos Espíritos Superiores, que dentro da nova geração os espíritos que vão auxiliar e acelerar o progresso humano devem destacar-se por duas características, de forma integrada:

1 – Inteligência precoce;

2 – Sentimento inato do bem e da crença espiritualista.

Como vemos, não basta mostrar muita inteligência, é preciso igualmente revelar propensão para o bem, pois somente assim poderemos considerar que esse espírito realmente veio com a missão de trabalhar pela regeneração dos valores humanos. Encontramos isso no garoto William Maillis, o que não significa, e deixemos isso bem claro, que ele esteja dispensado dos cuidados da educação por parte dos seus pais e dos educadores em geral, pois deve ser amparado e orientado no sentido de não se deixar levar em demasia pela aguçada inteligência. A manutenção do equilíbrio entre inteligência e sentimento é de fundamental importância, e essa tarefa pertence à educação.

 

Marcus de Mario

marcusdemario@gmail.com

 

Disponível em:

https://www.oclarim.org/oclarim/materias/5003/revista/2016/Dezembro/a-nova-geracao-e-a-lei-de-evolucao.html