Nos domínios da mediunidade

Nos domínios da mediunidade

André Luiz, na companhia de Hilário, é convidado a participar de estudos sobre a mediunidade, sob a tutela de Áulus, acompanhando o desenrolar de algumas sessões mediúnicas e outros fenômenos mediúnicos fora do ambiente de uma reunião em casa espírita, assim como alguns momentos em que não há a comunicação direta entre encarnados e desencarnados, mas há a troca de energias entre os dois planos.

Áulus fora estudioso dos fenômenos medianímicos e do magnetismo quando encarnado no século XIX, tendo presenciado o início do movimento espírita na Terra. Do outro lado da vida, o instrutor segue trabalhando na área da mediunidade, auxiliando o contato entre os dois planos e socorrendo aqueles irmãos necessitados que são atendidos em tais sessões. Ele leva consigo um aparelho semelhante aos óculos, chamado psicoscópio, e que tem a propriedade de revelar àquele que o utiliza o funcionamento do cérebro dos médiuns durante o transe mediúnico, entre outros aspectos das reuniões.

Em cada capítulo, André nos mostra os diversos aspectos do fenômeno mediúnico: as comunicações através da fala (psicofonia), as materializações, a clarividência, a clariaudiência, o sonambulismo, o desdobramento, a psicometria e os efeitos físicos diversos. O amigo espiritual nos alerta para a forma como o animismo é comumente tratado e como seria a melhor conduta de um dirigente de grupo mediúnico em casos assim; sobre os casos de fascinação, quão fácil é cair nesses engodos se os membros do grupo não estiverem atentos; nos fenômenos de obsessão, como são tratados e a conduta que se espera daquele que passa pelo tratamento, já que a obsessão pode se dar no caminho inverso do esperado; do apego às coisas materiais, às faltas, a pessoas, e o quanto isso pode ser prejudicial; naqueles momentos em que nos encontramos desconcentrados e até dormindo, quando é comum se alegar que fazia parte dos trabalhos para uma melhor atuação, e que, na maioria dos casos, é por invigilância. Enfim, um livro de estudos que nos auxilia a compreender o intercâmbio entre os dois planos da vida, nosso papel em tudo isso, nossa conduta.

Acredito que a obra também sirva como um preparo para a leitura de Mecanismos da Mediunidade, do mesmo autor e parte dessa série –  um livro um pouco mais denso, com mais termos técnicos, mas igualmente precioso. O prefácio de Emmanuel em Nos Domínios da Mediunidade já começa a dar esse tom mais científico, envolvendo as pesquisas mais avançadas da época no que hoje chamamos de Física de Partículas, citando os trabalhos dos construtores de modelos atômicos, descobridores das partículas subatômicas e os estudos de massa e energia, que deram origem à Teoria Quântica. (Apenas enfatizando que aqui se trata da pesquisa mesmo, séria, e não aquelas coisas de cientologia, em que algumas pessoas se apropriaram de termos da ciência para criar algumas loucuras) Uma curiosidade que veio a calhar: no episódio de número 21 do PodSER, intitulado Instruções Psicofônicas, há um trecho de uma entrevista com Arnaldo Rocha, amigo muito próximo de Chico Xavier e que convivera com o médium em outras encarnações (uma delas contada no livro Ave, Cristo!, de Emmanuel). […]

Nos Domínios da Mediunidade é uma obra fortemente indicada para quem quer conhecer mais sobre os fenômenos que envolvem o intercâmbio entre encarnados e desencarnados, mas se mostra leitura obrigatória àqueles que participam de sessões mediúnicas, em especial àqueles na condição de médiuns.

Fonte: https://papoliterario.com.br/2019/03/15/nos-dominios-da-mediunidade/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.